terça-feira, 16 de junho de 2009

Associativismo, Cultura e Desporto - INTERROGAÇÕES

Sessão Temática – Associativismo, Cultura e Desporto
Interrogações

No contexto da “Carta de Princípios” do “Fórum para a Cidadania dos Tramagalenses” o caminho para uma Comunidade Mais Forte e Mais Próxima, em matéria de Associativismo, Cultura e Desporto, poderá ser encontrado e concretizado por Todos os Actores e Cidadãos.
Encontrar as respostas ou as soluções depende muitas vezes da inquietude das interrogações.
É esse um exercício que propomos, sabendo que muitas poderão não fazer sentido ou têm uma resposta fácil, o que será positivo se significar que não há caminho a percorrer.
Outras haverá que têm uma resposta difícil, o que poderá significar que temos um caminho conjunto para percorrer.
Outras poderão não ter resposta. Poderá ser sinal de estarmos a ser pouco ousados ou de a resposta não estar em Nós.
E outras haverá que não fomos capazes de formular, mas que juntos podemos descobrir.
  • Qual é o estado do nosso tecido associativo? Dinâmico, estável, cristalizado, moribundo ou rejunesnecido ?
  • É um tecido associativo pulverizado? Demasiado compartimentado?
  • Qual o grau e alcance do relacionamento entre associações? Estratégico? Estrutural? Pontual? Em função de actividades concretas? Aproveitando recursos e estruturas? Partilhando o planeamento de actividades? Há uma cultura de cooperação? Que trabalho em rede? Que parcerias?
  • Caracterizar as relações entre as estruturas associativas e outros agentes, designadamente Câmara Municipal, Junta de Freguesia, ou Escolas?
  • Há necessidade e interesse de processos de formação para o dirigismo associativo? Em que áreas? Quem e como promover?
  • Como motivar a participação individual na vida associativa? Como motivar à participação no dirigismo associativo?
  • A denominada “Plataforma Associativa”, em gestação, que objecto e objectivos pode e/ou deve prosseguir? Que nível de integração? Mais um concorrente nas actividades? Um facilitador? Como enriquecer o actual panorama? Motivar uma cultura de cooperação? Sede da concertação e calendarização de actividades? Concretizar o princípio da subsidariedade? Assumir o papel de plataforma de gestão da informação sobre actividades e acontecimentos? Promover a realização conjunta de iniciativas numa única organização ou o desenvolvimento de iniciativas individuais num programa único (Tramagal Intercultural)?
  • Nível de diversificação dos agentes? Sempre os mesmos, porque não há outras soluções? Ou não há outras soluções porque são sempre os mesmos?
  • Participação dos jovens nas direcções associativas? Um objectivo? Que estratégias para concretizar?
  • O nível de actividade é adequado para as estruturas? Estruturas desaproveitadas? Público suficiente? Público informado? Que meios informativos?
  • Que apoios públicos e autárquicos para a cultura e desporto? Adequados? Suficientes? Insuficientes? Inadequados? Motivadores da acção?
  • A oferta cultural e recreativa é adequada e suficiente? Existem lacunas? Quais? Podem ser supridas? Como? Com quem?
  • A oferta de prática desportiva é adequada e suficiente? Existem lacunas? Quais? Podem ser supridas? Como? Com quem?
  • O conjunto de lacunas e necessidades referenciado na Sessão Temática da “Educação e Juventude” - um cinema e consequente exibição; espaço desportivo permanentemente aberto e disponível; pista de Atletismo, em condições de prática desportiva; parque ambiental; mais modalidades desportivas e aproveitamento dos campos de ténis; escola de Música e Biblioteca, em condições - merece reconhecimento e tem pertinência de resolução? Como resolver? Quem? Com que meios?
  • O tecido associativo contribui para estreitar os laços da freguesia com os membros da Comunidade Ausente? É possível estreitar ainda mais? De que forma? Os ausentes desejam manter, reatar ou aprofundar ligações com o tecido associativo?

As respostas a estas interrogações e a muitas outras que aqui não estão são o nosso desafio, o sentido do caminho a percorrer.
As Associações são uma importante componente do nosso Edifício Social.
O Encontro será no dia 20 de Junho, pelas 15 horas, na Sociedade União Crucifixense.

A COMISSÃO COORDENADORA

Tramagal, 14 de Junho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário